Grupo Potencial vai construir dutos ligando sua usina de Lapa a Araucária
A Potencial vai se tornar a segunda fabricante nacional de biodiesel a escoar parte de sua produção per meio de dutos. O projeto foi anunciado hoje (24) como parte de uma grande rodada de investimentos focados na expansão da oferta de gás natural e de biometano que serão realizados Companhia Paranaense de Gás (Compagas) nos próximos anos. No total, a empresa pretende investir R$ 200 milhões na iniciativa.
O plano é interligar a usina da Potencial em Lapa (PR) às distribuidoras localizadas no entorno da Refinaria Presidente da Getúlio Vargas (Repar) da Petrobras na cidade de Araucária (PR) a cerca de 50 quilômetros de distância. A cidade conta com 13 bases de distribuição autorizadas pela ANP incluindo uma pertencente ao próprio Grupo Potencial.
O projeto inclui dois dutos: um dedicado ao transporte de biodiesel e de óleo de soja e o segundo executado de maneira versátil para movimentar uma variedade de produtos. “Hoje, o transporte desses produtos, é feito principalmente pelo ramal rodoviário. Com este duto, teremos agilidade, segurança e mais qualidade na entrega deste combustível, além de zerar a emissão de CO2 na distribuição”, ressaltou o vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt.