PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Explosão do Biodiesel: setor terá maior ciclo de expansão de sua história


BiodieselBR.com - 23 set 2019 - 09:16 - Última atualização em: 25 set 2019 - 17:31

A necessidade de um leilão complementar neste mês deixou muita gente preocupada. O medo é que simplesmente não exista capacidade produtiva suficiente para atender a demanda de B11 a B15 que está estabelecida no Brasil. A ANP já fala, inclusive, em rever regras do leilão para minimizar o problema.

Contudo, esse problema é passageiro e deve se repetir por – talvez – mais um ou dois leilões. Depois disso, o mercado de combustíveis vai começar a ser inundado com capacidade nova e ao final de 2020, a relação entre oferta e demanda deverá estar nos mesmos níveis que se encontrava antes da chegada do B11.

Essas afirmações não são apenas conjecturas para acalmar os ânimos. Elas se baseiam nos pedidos de construção e ampliação de usinas de biodiesel que já se encontram devidamente protocolados junto à ANP.

Até a última sexta-feira (13), havia na ANP um total de 8 pedidos de construção de novas usinas e mais 9 ampliações de unidades existentes. Essas usinas irão trazer ao setor de biodiesel perto de 2,78 bilhões de litros de biodiesel em capacidade de produção adicional. É o maior salto de capacidade produtiva que o setor de biodiesel já viu nos seus 15 anos de existência.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR