PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Cade aprova compra de três complexos industriais da Granol pela Cargill


Valor Econômico - 13 set 2023 - 17:03

A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de três complexos industriais da Granol pela Cargill. A informação de que a multinacional estava se preparando para comprar os ativos foi confirmada há pouco menos de um mês.

A Cargill teve receita operacional líquida de R$ 125,8 bilhões em 2022, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

A aquisição envolve os complexos industriais da Granol em Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e em Cachoeira do Sul (RS), além de um transbordo de soja localizado em Marianópolis (TO) e três armazéns, localizados em Porto Nacional (TO), Silvânia (GO) e Figueirópolis (TO). 

Os ativos da Granol que não integram a transação serão cindidos e transferidos para uma nova empresa, a Newco, que será detida pelos atuais sócios da Granol.

Como justificativa econômica, o grupo Cargill afirmou ao Cade que o negócio é uma oportunidade de expandir suas atividades de produção de biocombustíveis no Brasil. Já para a Granol, o negócio é uma oportunidade de diminuir o nível de alavancagem financeira.

O Cade verificou que essa operação envolve menos de 20% desses setores, assim concluiu que “não possui o condão de acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial”.

Juliano Basile – Valor Econômico