Pesquisador português premiado ao usar glicerina na aquacultura

O estudo tem o objetivo de aproveitar o principal coproduto da indústria de biodiesel – o glicerol – para substituir parte da proteína nas dietas dos peixes. Tradicionalmente, a dieta dos peixes consome muita proteína o que, segundo o pesquisador da Universidade de Coimbra, tem dois problemas: aumenta os custos da produção e libera compostos nitrogenados no ambiente causando impactos significativos nos meios ambientes aquáticos como rios e estuários.
A introdução de glicerol na dieta dos peixes substitui parte dessas proteínas. De quebra, a tecnologia cria abre um novo mercado para a glicerina que poderá ser incorporada pela indústria de rações.
Pesquisadores brasileiros também vêm desenvolvendo trabalhos no sentido de viabilizar o aproveitamento da glicerina na alimentação animal – especialmente de suínos e aves.
Vietnã
A vitória no concurso vai permitir que o jovem pesquisador português passe um mês no centro de pesquisas da no Vietnã. "Será uma oportunidade única de conhecer e trabalhar com cientistas de topo mundial na área da aquacultura, participando nos projetos de investigação em andamento", comemorou o pesquisador.
Com adaptações BiodieselBR.com