PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Glicerina

Pesquisador português premiado ao usar glicerina na aquacultura


Boas Notícias - 08 abr 2013 - 16:05 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
glicerina aquacultura_080413O doutorando em biociências da Universidade de Coimbra (UC), João Rito, conquistou o prêmio da Sociedade Mundial de Aquacultura (WAS, na sigla em inglês) por seu trabalho desenvolvendo métodos para ao aproveitamento da glicerina coproduto da fabricação de biodiesel nos processos da indústria de aquacultura. O projeto tem o objetivo de diminuir os custos e impactos ambientais ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade.
 
O estudo tem o objetivo de aproveitar o principal coproduto da indústria de biodiesel – o glicerol – para substituir parte da proteína nas dietas dos peixes. Tradicionalmente, a dieta dos peixes consome muita proteína o que, segundo o pesquisador da Universidade de Coimbra, tem dois problemas: aumenta os custos da produção e libera compostos nitrogenados no ambiente causando impactos significativos nos meios ambientes aquáticos como rios e estuários.

A introdução de glicerol na dieta dos peixes substitui parte dessas proteínas. De quebra, a tecnologia cria abre um novo mercado para a glicerina que poderá ser incorporada pela indústria de rações.

Pesquisadores brasileiros também vêm desenvolvendo trabalhos no sentido de viabilizar o aproveitamento da glicerina na alimentação animal – especialmente de suínos e aves.

Vietnã 
A vitória no concurso vai permitir que o jovem pesquisador português passe um mês no centro de pesquisas da no Vietnã. "Será uma oportunidade única de conhecer e trabalhar com cientistas de topo mundial na área da aquacultura, participando nos projetos de investigação em andamento", comemorou o pesquisador. 

Com adaptações BiodieselBR.com