PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Glicerina

[CBBR 2022] O peso da glicerina na produção do biodiesel


BiodieselBR.com - 25 nov 2022 - 16:18

Não tem jeito. Todo fabricante de biodiesel é também um fabricante de glicerina. Isso porque, de cada tonelada de matérias-primas e insumos que entra pela porta de uma usina, mais ou menos 100 quilos vão sair na forma de glicerina. Tanto que reafirmar a importância do coproduto nos resultados financeiros do negócio virou um dos maiores clichês dentro do setor.

Pois a glicerina foi o tema da apresentação Importância dos Preços da Glicerina para a Produção de Biodiesel foi o quinto painel da Conferência BiodieselBR 2022. O tema ficou sob a responsabilidade de Julio Antonio Stabach, gerente comercial da Potencial Biodiesel

Além de dona da maior usina de biodiesel do país, a Potencial Biodiesel é uma potência no mercado de glicerina. De tão importante para a empresa, o coproduto acabou se tornando um negócio em si mesmo: cerca de quatro anos atrás, a Potencial Glicerina foi fundada para cuidar exclusivamente deste mercado.

Embora alerte que não seja assim tão fácil antecipar as tendências dos preços de uma commodity global, Julio ressaltou que a glicerina tem se tornado um componente importante na composição dos preços do biodiesel. “A glicerina não é um produto cotado em bolsa. Os preços são definidos na base da compra e da venda”, ressalta. Isso exige uma dose extra de cuidado dos empresários para computar adequadamente sua contribuição. “A glicerina é muito importante para precificar o biodiesel”, diz.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR