PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

RenovaBio atinge marca de 100 milhões de CBios emitidos


BiodieselBR.com - 01 ago 2023 - 09:03

Nessa última sexta-feira (28), o RenovaBio atingiu a marca de 100 milhões de Créditos de Descarbonização (CBIOs) gerados desde a primeira emissão desse ativo ambiental, ocorrida em 20 de janeiro de 2020. Isso significa que, desde seu início o RenovaBio contribui para evitar a emissão de 100 milhões de toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera.

Atualmente 318 fabricantes de biocombustíveis estão certificadas para a emissão de CBios. Isso representa 75% do total autorizado pela ANP. No caso do setor de biodiesel, são 38 unidades produtivas certificadas que totalizam uma capacidade máxima de emissão que passa dos 10,1 milhões de CBios por ano.

A Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) foi instituída no final de 2017 como parte da estratégia brasileira para alcançar as metas de descarbonização assumidas pelo Acorde de Paris.

Em resumo, a política fixa metas anuais de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEEs) que precisam ser alcançadas por empresas que atuam no ramo de distribuição de combustíveis. Para cumprir essas metas, as distribuidoras têm que adquirir no mercado CBios gerados pelos produtores de biocombustíveis – cada CBio equivale ao equivalente a uma tonelada de gás carbônico. Isso permite que as usinas gerem renda a partir de um serviço ambiental que elas já prestavam, mas que não era remunerado.

Segundo dados da B3, no ano passado o mercado de CBios movimentou R$ 6,95 bilhões.

Para este ano, as distribuidoras precisarão evitar a emissão de quase 37,5 milhões de toneladas de carbono.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Assessoria da ANP