PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

ANP vai regulamentar uso de diesel renovável no mercado brasileiro


BiodieselBR.com - 21 out 2019 - 18:13

Depois de quase 15 anos sozinho em campo como única alternativa ao óleo diesel de origem fóssil disponível no mercado nacional, o biodiesel vai ganhar concorrência. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está se preparando para regulamentar o uso de uma série de outras versões renováveis do combustível mais consumido pelos brasileiros.

Nos últimos meses a Superintendência de Biocombustíveis de Produtos (SBQ) e o Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) vêm trabalhando para validar biocombustíveis fabricados a partir do hidrotratamento de óleos vegetais, pelo processo Fischer-Tropsch, pela fermentação do caldo de cana e pela olegomerização de álcoois. O plano é incluir todos esses novos biocombustíveis em apenas uma resolução.

Recentemente, os resultados desse trabalho foram apresentados numa reunião que contou com a participação da Abiove, Aprobio e Ubrabio, além de representantes da Petrobras, do setor de distribuição e de montadoras.

Segundo material ao qual BiodieselBR.com teve acesso, a ANP vem trabalhando a partir das especificações desenvolvidas pelo Comitê Europeu para a Padronização (CEN) e, também, das especificações já existentes no mercado nacional sobre a produção de querosenes de aviação alternativos.

Complementares

Os novos tipos de diesel poderão ser misturados ao diesel A “sem limite máximo”. A mistura de biodiesel, contudo, não deve ser afetada. A apresentação informa que a teor compulsório de biodiesel terá que ser resguardado e que “a mistura ternária [diesel-biodiesel-diesel verde] deverá sempre atender à especificação do diesel B”.

O diesel verde fabricado a partir de hidrotratamento e de Fischer-Tropsch poderão ser usados em sua forma pura substituindo integralmente o diesel de petróleo.

A expectativa é que a ANP tenha um primeiro rascunho da resolução que fará a regulamentação destes novos biocombustíveis no mercado brasileiro a partir de novembro.

Embora ainda tenha uma parcela minoritária do mercado global, o diesel renovável vem crescendo. Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) o consumo de diesel renovável no mercado europeu deverá avançar cerca de 8,3% este ano ultrapassando a barreira de 3 bilhões de litros.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com