PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Ubrabio discute ações com Ministério do Meio Ambiente


Assessoria Ubrabio - 12 set 2016 - 10:17

Representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) participaram de reunião na semana passada com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Soavinski, para discutir ações em conjunto para expandir o uso de biodiesel e fomentar a diversificação de matérias-primas.

A reunião é um desdobramento de audiência do setor com o ministro Sarney Filho, no mês passado.

Entre os principais pontos abordados na reunião desta terça está o mercado autorizativo. Isso permite que grandes consumidores de diesel usem, voluntariamente, de B20 ou B30 – transportes rodoviários devem usar a primeira opção e ferro.

O diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, explicou que esses usos foram autorizados pelo Conselho Nacional de Política Energética em outubro do ano passado, além de apresentarem vantagens econômicas tanto do ponto de vista financeiro, quanto social e ambiental.

OGRs

A estruturação de um programa de coleta de óleo e gorduras residuais (OGRs) também integrou a pauta. Hoje, apenas 2% de todo o óleo de cozinha consumido no Brasil é reciclado. O restante é descartado de forma inadequada, causando entupimentos nas redes de esgoto ou poluindo as águas. Esse óleo poderia ter um destino mais nobre se fosse recolhido e destinado à produção de biodiesel.

Atualmente, o Brasil produz e consome quase de 4 bilhões de litros desse biocombustível por ano. Mais de 75% deste volume é produzido a partir de óleo de soja. Já o sebo bovino – um resíduo pecuário – responde por cerca de 20% da matéria-prima utilizada. O restante é produzido a partir de uma miscelânea de óleo de fritura, de algodão, gordura de porco e de frango, entre outros.

No primeiro semestre, os cerca de 0,6% de todo o biodiesel fabricado no país foi produção a partir de OGRs. Foram 12,3 milhões de litros ao longo do semestre.

A Ubrabio explicou que é possível aproveitar as potencialidades brasileiras para diversificar as matérias-primas, e usou como exemplo a macaúba – uma palmeira nativa que, além de produzir frutos com alto potencial energético, pode ser utilizada para recuperação de áreas degradadas.

O secretário Ricardo Soavinski destacou que as pautas são importantes para o ministério e afirmou que vai dar encaminhamento no sentido de viabilizar a implementação das propostas.

Redução de emissões

O aumento do uso do biodiesel integra as metas brasileiras para ampliar a participação de fontes renováveis na matriz energética, apresentadas na Conferência do Clima (COP 21), em Paris no ano passado.

A Ubrabio elaborou uma curva de aumento da mistura que mostra como o biodiesel pode ser um aliado no cumprimento das metas de redução das emissões de CO2 em 37% em 2025 e 43% em 2030, com base em 2005.

Com o aumento de mistura para B20 em 2025, chegando a B30 em 2030, no setor de transportes, somente o biodiesel poderia contribuir com a redução de 50% das emissões em 2025 e 80% das emissões em 2030.

Com adaptação BiodieselBR.com