Senador Valdir Raupp defende B7 no Plenário

Levantando dados econômicos da produção de biodiesel no Brasil, o político ressaltou que apesar do potencial da indústria, que atualmente tem capacidade para produzir 7 bilhões de litros por ano, o marco regulatório ultrapassado faz com que a ociosidade do setor chegue a 60%. “Atualmente a legislação estabelece a limitação da adição de 5% de biodiesel ao diesel de petróleo. Isso não faz o menor sentido. Trata-se de uma determinação anacrônica, ultrapassada e que precisa ser mudada o quanto antes porque está prejudicando o Brasil, que continua importando óleo diesel e exportando grão de soja sem beneficiamento”, critica.
O senador ainda falou da importância estratégica que tem a produção de biodiesel para o país, já que segundo dados da Agência Internacional de Energia, o consumo mundial de combustíveis renováveis deve mais do que triplicar nas próximas três décadas. “O Brasil já tem a capacidade produtiva, mas é preciso que possamos utilizar plenamente essa capacidade para fomentar a economia nacional. Para isso, é imperativo mudar o marco regulatório: aumentar a mistura para 7% é emergencial”, defende Raupp.
O discurso do senador Valdir Raupp teve embasamento na audiência pública organizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, em novembro passado, e também contou com o apoio do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC).
Ouça o discurso completo da Rádio Senado:
Patrícia Herman - BiodieselBR.com