PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

RS passa a ter frente parlamentar com foco na defesa de biocombustíveis


BiodieselBR.com - 14 mar 2023 - 16:03

20230314 FrenteParlamentarRS

Maior fabricante de biodiesel do país – com cerca de 25% da produção nacional –, o estado do Rio Grande do Sul acaba de ganhar uma frente parlamentar com foco na defesa dos interesses da indústria dos biocombustíveis. O grupo teve sua existência oficializada pela presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) na tarde de ontem (13).

A criação do grupo foi articulada pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) que está em seu 3º mandado e já presidiu a Frente da Agropecuária Gaúcha. Weber será o coordenador das atividades da frente que conta com a adesão de 42 – de um total de 55 – dos deputados estaduais da Rio Grande do Sul.

Segundo Weber, o setor de biodiesel tem grande importância para as pequenas propriedades rurais do estado. "Que esta nossa Frente Parlamentar possa contribuir com o conjunto das iniciativas, desde o produtor até o consumidor que usa o combustível no seu veículo", disse. Embora essa seja uma questão da esfera federal, ele também defendeu a urgência da normalização da mistura obrigatória que hoje está em 10%. “Estaremos mobilizados para que a mistura seja elevada já a partir de abril, importante para toda cadeia produtiva”, garantiu.

Outro foco de atuação será o fortalecimento de programas voltados ao estímulo da produção de etanol no estado.

Participaram do lançamento da frente gaúcha o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), Alceu Moreira; o ex-ministro e presidente do conselho de administração da Aprobio, Francisco Turra.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com