Pacheco diz que Combustível do Futuro deve ir a plenário nas próximas semanas
O PL que cria o programa Combustível do Futuro deverá ser apreciado pelo plenário do Senado “nas próximas semanas”. Foi o que representantes das Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) ouviram de Rodrigo Pacheco em reunião realizada nesta quinta-feira (08).
O PL 528/2020 agrega diversas medidas voltadas aos produtores de biocombustíveis. Entre as quais a criação de um novo cronograma indicativo de aumentos da mistura de biodiesel que prevê – embora não obrigue – a adoção do B20 até 2028 após a realização de testes para avaliar a viabilidade dos aumentos. Também estão previstas a criação de mandatos para o diesel verde e para os combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs)
O texto parte de uma proposta apresentada pelo Poder Executivo em setembro passado foi aprovado em meados de março pela Câmara dos Deputados.
No momento, projeto se encontra na Câmara de Infraestrutura do Senado onde está sob relatoria de Veneziano Vital do Rego (MDB/PB). Segundo o portal especializado em política Poder360, o senador pretende apresentar seu relatório na próxima semana
O presidente da FPBio, deputado Alceu Moreira defende que a manutenção do texto aprovado pelos deputados em março. “Aquele texto do Combustível do Futuro [do relator Arnaldo Jardim] é uma construção primorosa. Se o Senado realmente quiser fazer um grande favor ao Brasil, não mexa nele”, disse parlamentara durante a Biodiesel Week, evento organizado por empresários do setor de biodiesel.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da FPBio e Poder360