PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Dilma indica Aurélio Amaral para diretoria da ANP


BiodieselBR.com - 15 fev 2016 - 10:55

A ANP tem menos diretores do que deveria. Das cinco posições de diretores que a agência possui, apenas três estão preenchidas. Os cargos estão vagos desde o final de junho de 2015, quando encerraram os mandatos de Hélder Queiroz e de Florival Carvalho. Depois de mais sete meses de vacância, uma dessas vagas deve ser preenchida em breve.

Dilma Rousseff encaminhou hoje para a apreciação do Senado o nome de Aurélio Cesar Nogueira Amaral para a diretoria da ANP. Amaral é atualmente Superintendente de Abastecimento da agência e dentro da ANP já foi assessor de Diretoria, Coordenador Geral do escritório em São Paulo e Superintendente Adjunto de Fiscalização.

A demora na indicação dos diretores expôs um conflito no governo. Em setembro do ano passado o jornal Estado de São Paulo publicou que a Diretora Geral, Magda Chambriard, divergia do Ministro de Minas e Energia na escolha dos nomes. O ministro, juntamente com o vice-presidente Michel Temer e Eliseu Padilha, na época ministro da Aviação Civil – todos do PMDB –, defendia a recondução de Florival e a indicação de Symone Christine Araújo, para o lugar de Helder Queiroz.

Segundo relato do Estadão, Magda teria ameaçado renunciar a diretoria geral da agência se Florival fosse reconduzido. A proposta dela era justamente a indicação de Aurélio Amaral. Ao que tudo indica, ela acabou vencendo a longa queda de braço.

Não é possível saber ainda quais serão as superintendências que ficarão sob tutela de Amaral. As diretorias na ANP não têm nome e as responsabilidades de cada uma podem variar.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com