PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Carlos Fávaro defende regulamentação do B20 e antecipação da mistura


BiodieselBR.com - 10 ago 2023 - 16:53

“Temos que regulamentar o B20. Não tem como ficar discutindo a despoluição do mundo (...) enquanto consumimos combustível fóssil”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante sua fala na abertura da Biodiesel Week. Organizado pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o evento está acontecendo ao longo desta semana em Brasília (DF).

Esse seria um passo além do que a indústria tem garantido hoje. A Resolução 03/2023 aprovada pelo CNPE em meados de março fixa um cronograma que prevê aumentos de um ponto percentual na mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel mineral até a adoção do B15 em abril de 2026.

Antecipação

Além da aprovação de um novo cronograma, o titular do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) também se mostrou a favor da antecipação do cronograma atual. “Não vamos precisar esperar até 2026 [para ampliar a mistura]. (...) Quem vai definir quanto isso será adicionado será a indústria, quando a capacidade estiver apta”, disse o político para quem é “inconcebível” adiar novos avanços do biodiesel com base em pequenos impactos no preço final dos combustíveis. “É inconcebível ficar fazendo conta (..) por mísero um centavo a mais que custa o biodiesel nas bombas”, reclamou.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR