PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Brasil pode chegar à mistura de 25% de biodiesel, diz ministro das Minas e Energia


Globo Rural - 04 dez 2023 - 08:46

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse acreditar ser possível o Brasil chegar à mistura de 25% de biodiesel no combustível derivado de petróleo. Ele fez a afirmação durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes.

“É extremamente possível que a gente chegue a 25% na mistura com o tempo, dependendo de decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)”, disse Silveira, em vídeo divulgado neste domingo em seu perfil no Instagram.

O ministro destacou que a matriz de biocombustíveis do Brasil foi tema “bastante discutido” na Conferência. Citou, particularmente, o projeto Combustível do Futuro, enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.

“Estamos mostrando as potencialidades do Brasil para o mundo na questão da sustentabilidade, para gerar oportunidades para o povo brasileiro”, disse Silveira, no vídeo, na rede social.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Alexandre Silveira (@alexandresilveiramg)

A expectativa do governo é de que as medidas previstas no projeto Combustível do Futuro gerem investimentos de R$ 250 bilhões em combustíveis renováveis. O texto define mandatos para fontes como diesel verde, combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), e a elevação da mistura de etanol na gasolina.

Atualmente, o teor de biodiesel é de 12% (B12) e o cronograma do governo estabelece B13 em 2024, B14 em 2025 e B15 em 2026. Segundo o Ministério de Minas e Energia, ampliar a proporção depende de análise de viabilidade técnica e econômica e da decisão do CNPE. “Fortalece o biodiesel”, ressaltou o ministro das Minas e Energia, em referência ao projeto.

A declaração de Alexandre Silveira agradou representantes do setor de biocombustíveis. A União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) afirmou, em nota, que a fala representa um avanço, depois do que chamou “retrocessos” sofridos pelo setor.

“Representa não apenas o compromisso com a descarbonização, como assegura a posição do Brasil na liderança da transição energética e da economia verde”, disse a entidade, no comunicado.

A Ubrabio manifestou também apoio ao Combustível do Futuro e a intenção de atuar com o governo e o Congresso pela aprovação do texto. “Deve dar um salto de evolução na matriz energética brasileira, com segurança jurídica e previsibilidade”, afirmou a entidade na nota.

Raphael Salomão – Globo Rural