PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Biodiesel será combustível oficial da Copa, diz frente parlamentar


BiodieselBR.com - 27 jun 2012 - 14:23 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
aldo2

O biodiesel será o combustível oficial da Copa do Mundo do Brasil em 2014. O compromisso foi assumido hoje (27) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em reunião com representantes da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) e da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPB).

Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa da FPB, o ministério pretende fazer o anúncio oficial da iniciativa em meados de agosto, durante um evento que deverá acontecer em Curitiba (PR).

A proposta prevê o uso de biodiesel puro em todos os ônibus oficiais que transportarão as seleções nacionais e demais delegações durante a competição. O combustível renovável também vai alimentar todos os geradores elétricos que forem usados. O presidente da Aprobio, Erasmo Battistella, qualificou o resultado da reunião como “sensacional”. “O ministro compreendeu nossa demanda e o resultado foi muito positivo, não apenas para os produtores brasileiros de biodiesel, mas para a cadeia produtiva como um todo, porque vai sinalizar a importância desse biocombustível para o mundo todo”, disse em entrevista à BiodieselBR.

Embora não confirme que essa medida esteja incluída na ação acertada com o ministério, a Aprobio e a FPB também defendem que as cidades sede de jogos da Copa passem a usar misturas maiores de biodiesel em seus sistemas de transportes coletivos – modelo que já vem sendo adotado por Curitiba há alguns anos. “Através dessa medida queremos sensibilizar os prefeitos a adotarem um modelo similar”, diz Battistella.

Outra proposta é que a Copa use a tecnologia de ônibus híbridos lançada pela Volvo e pela Prefeitura de Curitiba na Rio+20.

De acordo com Battistella, as regras exatas para o uso do combustível renovável durante o evento serão definidas num Grupo de Trabalho (GT) formado por autoridades do ministério, Aprobio e FPB.

aldo1

aldo3
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Aprobio Fpbio