PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Às vésperas da COP26, governo lança Programa Nacional de Crescimento Verde


Valor Econômico - 26 out 2021 - 11:20

Alvo de críticas por sua política ambiental, o governo federal lançou nesta segunda-feira o Programa Nacional de Crescimento Verde. O plano está sendo anunciado às vésperas da COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática que irá acontecer em Glasgow, na Escócia.

Em nota, os ministérios da Economia e do Meio Ambiente afirmam que as medidas deverão “contribuir para consolidar o Brasil como a maior potência verde do mundo, dadas suas características naturais e econômicas”.

De acordo com o governo, o plano tem como principais objetivos aliar redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais “com geração de emprego verde e crescimento econômico". “Será guiado por incentivos econômicos, transformação institucional e critérios de priorização de políticas públicas e projetos e ações do setor privado”, acrescenta.

O programa contará com uma governança única, que será realizada pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Crescimento Verde (CIMV), antigo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. O comitê será responsável também pela “criação e consolidação de critérios verdes, levando em consideração as características de cada região do Brasil em todos os seus biomas”.

Segundo o ministério, o plano contará com recursos nacionais e internacionais, públicos ou privados, reembolsáveis e não reembolsáveis, fundos de impacto e investimentos de risco na aceleração de projetos e iniciativas sustentáveis.

“Atualmente, o governo federal conta com linhas de crédito que, somadas, chegam a R$ 400 bilhões e contemplam projetos verdes em áreas como: conservação e restauração florestal, saneamento, gestão de resíduos, ecoturismo, agricultura de baixa emissão, energia renovável, mobilidade urbana, transporte e logística, tecnologia da informação e comunicação e infraestrutura verde”, diz a nota.

Os ministérios acrescentam que esses recursos “impulsionarão a economia, gerando empregos e contribuindo para a consolidação do Brasil como a maior economia verde do mundo”.

“O governo federal reconhece o desafio que é desfazer a ideia de que o desenvolvimento da agenda ambiental possui um caráter meramente punitivo ou que somente onera as ações propostas”, diz a nota, acrescentando que a ideia é “incentivar, apoiar e priorizar os projetos verdes, para que promovam empreendedorismo e inovação sustentável, mostrando ao mundo que o futuro verde está aqui, no Brasil”.

Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o plano ajudaria a mudar a percepção da economia brasileira no exterior.