PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

ANP corrige habilitação do L68C


BiodieselBR.com - 30 ago 2019 - 17:06 - Última atualização em: 02 set 2019 - 16:25

Sem avisar ninguém, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou uma versão corrigida da lista das usinas habilitadas para as etapas complementares do Leilão 68 (L68C). No novo arquivo, as cinco usinas cujo status aparecia como ‘pendente’ agora estão ‘inabilitadas’.

Isso quer dizer que Amazonbio, Biofuga, Biopar Parecis e as unidades de Candeias (BA) e Montes Claros (MG) da PBio não participarão da disputa que vai suplementar a oferta de biodiesel durante o mês de outubro. O impacto no potencial de oferta do certame em 7,87 milhões de litros.

No final, as 23 usinas que se habilitaram para a disputa poderão vender um pouco menos que 110,3 milhões de litros. Isso corresponde ao saldo não vendido da capacidade produtiva que as usinas habilitadas.

Esse volume deverá complementar tanto qualquer demanda residual das distribuidoras para o mercado da mistura obrigatória e/ou voluntária como, ainda, formar os estoques reguladores para o quinto bimestre.

A fase comercial do leilão será aberta na próxima quarta-feira (04) com as ofertas das usinas. As aquisições das distribuidoras acontecerão nos dias 05 e 06 de setembro.

Em segredo

Conforme BiodieselBR.com noticiou na manhã de ontem (29), a ANP publicou uma primeira versão da lista na qual a habilitação das cinco unidades citadas aparecia como ‘pendente’ – algo que só deveria acontecer na habilitação preliminar.

Não se sabe quando a ANP corrigiu o arquivo. A página dos leilões da ANP – que normalmente aponta o horário em que foi feita a última edição – só mostra o horário em que o arquivo errado foi colocado no ar. Esse tipo de atualização na surdina, permite que a ANP faça alterações em regras do leilão sem chamar a atenção. Isso já foi usado para mudar o edital do leilão que permitia a compra de matéria-prima produzida fora do Brasil. Naquele leilão BiodieselBR pegou a ANP no pulo e ele teve que publicar um aviso se explicando. 

A versão corrigida da habilitação final do L68C pode ser acessada clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com