PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Holanda quer banir motores a combustão interna até 2025


BiodieselBR.com - 06 mai 2016 - 11:10

Não é de hoje que os ventos progressistas que sopram na Holanda fazem com que o país aprove leis muito à frente do seu tempo e dos vizinhos europeus. Preocupado com o meio ambiente, o país se prepara para ser o primeiro do mundo a proibir, a partir de 2025, a venda de carros que utilizem combustíveis fósseis.

A proposta, elaborada pelo Partido Trabalhista como parte de um plano de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, já recebeu aprovação da maioria dos deputados do Parlamento e deve agora passar pelo crivo do Senado holandês para ser aplicada.

O projeto inicial era ainda mais radical: eliminar das ruas todos os veículos movidos a gasolina ou diesel, permitindo apenas a circulação de modelos elétricos. Mas foi reformulado para prever apenas a proibição da venda de carros novos com motores tidos como potencialmente contaminantes - o que pode abrir espaço para o desenvolvimento de tecnologias híbridas e a expansão dos propulsores movidos a células de hidrogênio.

Embora tenha recebido amplo apoio do Legislativo, o projeto também encontra resistências, especialmente dos céticos que acham difícil o país conseguir atingir essa meta em apenas nove anos - sendo que hoje os carros elétricos respondem por apenas 10% do mercado. O próprio ministro da economia holandês, Henk Kamp, acredita que um cenário mais realista seria que os carros elétricos chegassem a 15% em 2025.