PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

Teor de água é ponto polêmico na nova especificação


BiodieselBR.com - 30 jan 2012 - 06:49 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:37

No encontro da Aprobio com a a ANP, realizado na semana passada, foi discutido sobre o novo padrão de qualidade do biodiesel brasileiro, a ser publicado em norma técnica da ANP em fevereiro, e que, entre outras propostas, deve baixar o grau de umidade do produto dos atuais 500 ppm (partes por milhão) para 200 ppm.

Ainda que considere possível produzir o biodiesel sob as novas especificações, o presidente da Aprobio manifestou preocupação quanto à manutenção desse padrão de umidade durante toda a cadeia, nas etapas de transporte, distribuição e venda final ao consumidor nos postos de abastecimento. Diante disso, a Aprobio propôs, em documento entregue à ANP, a adoção de 350 ppm, mesmo padrão umidade adotado na Europa.

“É muito difícil manter a umidade sem variações com o produto percorrendo grandes distâncias no transporte e distribuição”, afirmou Alexandre Pereira, conselheiro da Aprobio. Na Europa, diz ele, o padrão de umidade do biodiesel é 500 ppm, mas produtores e distribuidores tem acordo para mantê-la em 350 ppm.

A Alemanha, pioneira na utilização de biodiesel em larga escala, intensificou as discussões no ano passado sobre o teor de água. O catalisador dos debates foram os problemas na rede de distribuição com o uso de biodiesel. A utilização de 200 ppm parece ser uma tendência em países com grande produção de biodiesel.

BiodieselBR com informações do Valor Econômico