PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

Passado mais de um ano, PMQBio ainda não saiu do papel


BiodieselBR.com - 11 abr 2023 - 08:52

Em meio ao interminável disse me disse a respeito da qualidade do biodiesel, uma iniciativa que poderia contribuir em muito para acabar de uma vez com as polêmicas periódicas que abalam a cadeia do produto ainda não saiu do papel: o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio). A iniciativa que deveria criar uma rede permanente para a coleta e análise de amostras de biodiesel e de diesel mineral de modo a gerar insights que permitam resolver de uma vez por todas os principais gargalos.

Proposto originalmente pelo Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP, a criação do PMQBio passou por todo o processo de consulta pública ao longo de 2021 até ser oficializada perto do final do ano por meio da publicação da Resolução ANP 860/2021.

Em instrução

De acordo com o desenho que foi aprovado, a ANP ficaria responsável dividir o país em blocos e selecionar – via licitação pública – os laboratórios que fariam o monitoramento de cada um deles. Usinas de biodiesel e distribuidoras teriam, então, que fechar contratos com os laboratórios escolhidos para monitorar as regiões nas quais elas tenham instalações.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR