PUBLICIDADE
cremer cremer
Especificação

ANP finaliza audiência pública sobre especificações do diesel


BiodieselBR.com - 18 jul 2022 - 15:45

Foram quase 6h40 de debates antes que a ANP – finalmente – finalizasse a audiência pública que convocou para receber propostas sobre a nova especificação do diesel. A reunião teve início no último dia 06 de julho e, por causa do alto número de inscritos, não pôde ser encerrada no mesmo dia e acabou sendo prorrogada para a última sexta-feira (15).

Segundo a ANP, o processo de consulta convocado para reformar a Resolução ANP 50/2013 recebeu um total de 383 sugestões e teve 38 expositores inscritos.

A minuta elaborada pela ANP atualiza tanto as exigências de qualidade do combustível fóssil puro (diesel A), quanto das misturas com biodiesel (diesel B) dentro de um contexto em que há maior parcela de combustível renovável com a mistura podendo ser elevada para 15% já no próximo ano.

A ANP já está em processo de revisão da especificação do biodiesel puro.

Para alinhar as duas especificações, foram propostas mudanças nos parâmetros de estabilidade à oxidação, ponto de entupimento, índice de acidez e teor de água no óleo diesel de uso rodoviário. A nova regra também vai tornar obrigatória a adoção de boas práticas de manuseio, transporte e armazenamento dos produtos por distribuidoras e revendedores.

Menos poluentes

A nova especificação determina que seja criado um cronograma para que o diesel com alto teor de enxofre – S-500 e S-1.800 – saiam de circulação e sejam substituídos pelo diesel S-10.

Também seria criada a figura do diesel C abrindo uma fresta para a introdução de diesel coprocessado. Fabricado a partir de uma mistura entre materiais de origem fóssil e biomassa gerando um produto que já sai das refinarias com uma parcela renovável.

Veja a gravação da audiência:

Parte 1

Parte 2

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com