PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

Em parceria com o IQA, Abiove lança nova fase do Selo Bio+


BiodieselBR.com - 31 out 2023 - 18:50 - Última atualização em: 01 nov 2023 - 09:06

Lançado três anos atrás pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Selo Bio+ é um padrão voluntário de qualidade que buscava antecipar exigências que, na época, ainda não haviam sido oficializadas. Agora, a iniciativa está chegando a uma nova fase por meio de uma parceria com o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

Com 30 anos de atuação em certificação no setor automotivo, o IQA trabalhou junto com a Abiove para desenvolver um novo protocolo de verificação que vai avaliar não apenas a qualidade final do produto, mas todo o processo produtivo das usinas das empresas filiadas da Abiove.

Nessa nova fase passam a ser avaliados as instalações da usina, o processo de recebimento da matérias-primas, os sistemas de gestão da qualidade, o processo de produção, o laboratório de análises, os tanques de armazenamento e o carregamento dos caminhões.

“Quando começamos com o Bio+, a gente queria fortalecer um aspecto onde o biodiesel era sempre atacado”, explica o consultor da Abiove, Vicente Pimenta. Nessa primeira fase, o alvo principal foi o teor de contaminantes metálicos – Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Fósforo – que precisa ser 40% menor do que o limite autorizado pela Resolução ANP 45/2014.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR