Publicação aborda aproveitamento de tortas de pinhão-manso e mamona

A Embrapa Agroenergia está lançando uma nova publicação sobre um dos maiores entreves a frente de quem queira viabilizar o potencial do pinhão-manso e da mamona como matérias-primas para a indústria do biodiesel: o aproveitamento das tortas produzidas como coproduto do processamento dessas oleaginosas.
O grande problema é essas duas espécies possuem compostos tóxicos que impedem o aproveitamento do material na produção de rações para animais isso restringe o número de possibilidades comerciais o que acaba encarecendo essas duas culturas. Visando a discutir alternativas de modo a criar mercados para esses coprodutos, a Embrapa Agroenergia e a Embrapa Algodão, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA -, realizaram o "Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento de Tortas de Pinhão-manso e Mamona (SiDAT)".
Agora a Embrapa Agroenergia sistematizou os resultados num documento com os anais do evento. O livro conta com 14 capítulos escritos pelos palestrantes do evento originalmente realizado em 2012.
A obra está disponível on-line clicando aqui e também é possível solicitar um exemplar impresso gratuitamente entrando em contato com Embrapa Agroenergia através do e-mail sac.cnpae@embrapa.br.
Com adaptação BiodieselBR.com