PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Sojicultores norte-americanos otimistas com safra 2013/2014


RuralBR - 29 jul 2013 - 18:21 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Os agricultores norte-americanos plantaram neste ano 31,5 milhões hectares com soja. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a expectativa é de colher 92 milhões de toneladas de soja – uma das maiores safras da história do país. Uma supersafra, considerando que no ano passado o Meio-Oeste sofreu a pior seca das últimas cinco décadas.

Organizada pelo Canal Rural e pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a Expedição Soja Brasil está visitando algumas das principais regiões produtoras dos Estados Unidos, começado pela cidade de Saint Louis (Missouri), onde está a sede da Associação Americana dos Produtores de Soja que representa 21 mil produtores de 26 Estados americanos. “Indiscutivelmente esse será um bom ano para a soja. Os produtores americanos  estão preparados para ter uma safra que, caso não seja a melhor, será uma das melhores”, afirma Miguel Escobar é diretor da Associação.

De acordo com o último relatório do USDA, mais de 90% das lavouras de soja se encontram em boas condições de desenvolvimento. Durante o encontro com a equipe do Soja Brasil, Miguel revela que não existe possibilidade de uma nova seca este ano na maior região produtora de grãos do país e ele se mostra otimista com as perspectivas do mercado. “Os estoques de soja estão baixos e devem continuar assim no futuro. A tendência é de preços apropriados, bons para os produtores”, diz assegurando que não vê possibilidade de baixa nas cotações.

Para saber o que os produtores estão esperando da safra 2013, a expedição viajou para Illinois, o segundo maior Estado norte-americano produtor de soja. A primeira parada é em Blue Mound, na propriedade da família Noland. Tradicionais agricultores do Meio-Oeste, eles cultivam uma área de quatro mil acres. São terras próprias, de fundos de pensão e de viúvas de fazendeiros. O milho ocupa 70% da área, o restante é cultivado com soja. Por causa da chuva na época da primavera, algumas regiões tiveram que ser replantadas até duas vezes.

O produtor rural Grant Noland, da terceira geração de agricultores da família, informa que a safra está um mês atrasada. Ele já não acredita mais em uma excelente, mas sim em uma boa safra e lembra que, para que isso aconteça, vai depender do clima ao longo do verão e do início do outono. Grant fala ainda sobre as médias de produtividades que espera para essa colheita e garante que mesmo que não sejam boas, com certeza não serão iguais às da safra passada, quando tiveram quebras por causa da seca.
 
O maior temor de Grant é que a safra deste ano seja igual à de 2009, quando por causa do atraso no plantio, a colheita se estendeu até o mês de dezembro e o milho teve que ser colhido fora de época e com alto teor de umidade. A 300 quilômetros ao norte, vive o produtor rural Michael Zecher que também precisou atrasar o plantio esse ano. Segundo ele, se a geada não chegar cedo este ano, a expectativa colher 51 sacas de soja por hectare – quebra entre 10% a 15% na produtividade. 

Michael, assim como outros produtores americanos, tem outra preocupação nesta safra: o ataque do besouro japonês. Ele atinge especialmente as folhas mais antigas e o principal alvo é a soja. Michael se diz preocupado porque o ataque está ocorrendo em um momento importante do desenvolvimento da soja e acredita que haverá prejuízo para os grãos. O produtor também teme que o ataque se transfira para as lavouras de milho.
 
Michel conta que em uma propriedade próxima à dele um engenheiro agrônomo olhou a lavoura em um dia e 5% da área estava danificada pelo besouro japonês. Depois de três dias ele retornou e a desfolha ocupava 70% das plantas. O engenheiro agrônomo Naildo Lopes da Silva, da Expedição do Soja Brasil, visitou áreas infestadas com o inseto e reconheceu que a situação é critica. “É uma praga que ataca a planta e ocorre no seu desenvolvimento reprodutivo. Com isso, há uma tendência natural de redução na produtividade da planta”, avalia.

Ricardo Cunha - RuralBR
Com adaptações BiodieselBR.com

Tags: Aprosoja Eua Soja