PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Soja contribuiu para 10% do desmatamento na América do Sul em 20 anos, mostra estudo


O Globo - 11 jun 2021 - 09:55

A soja foi responsável por 10% do desmatamento ocorrido em duas décadas na América do Sul, indica novo estudo. Apesar de ficar atrás da pecuária bovina em áreas devastadas diretamente, o cultivo do grão teve papel central na dinâmica de especulação fundiária que incentiva o desmate: só no Brasil, o país com maior destruição de biomas (notadamente Cerrado e Amazônia), dobrou o número de área dedicado ao plantio no mesmo período. O processo tende a ser parecido: compram-se terras em fronteira agrícola, "empurrando" assim o boi para dentro de áreas de mata, em uma trilha de destruição do verde.

Liderada por Matthew Hansen, da Universidade de Maryland, a pesquisa é uma colaboração entre cientistas de Estados Unidos, Brasil e Argentina. O trabalho combinou imagens de satélite tiradas ao longo de duas décadas com observações feitas em terra para estimar quanto a sojicultura impactou diferentes tipos de vegetação no continente. O longo período estudado permitiu que fossem incluídas no mapa terras desmatadas primeiro para acomodar bois, e só depois convertidas em campos de plantio do grão.

20210611 SojaDesmatamento GRAFICO1

Em artigo na revista "Nature Sustainability", os cientistas apontam que as áreas de plantações de soja duplicaram na América do Sul durante o período. A extensão foi de 26,4 milhões para 55,1 milhões de hectares, quase do tamanho do estado da Bahia. Na Floresta Amazônica, a área da soja se multiplicou por onze no período (de 400 mil para 4,6 milhões de hectares).

Para mapear o Brasil, o trabalho contou com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

20210611 SojaDesmatamento GRAFICO2

De toda a conversão de mata em soja observada no período estudado, 53% ocorreram por influência "direta" da soja (a plantação ocupou a área desmatada em menos de 3 anos) e os outros 47% como influência "latente" da soja (em mais de 3 anos). Segundo os pesquisadores, um fator muito revelador sobre o papel da soja no desmatamento é a localidade das novas lavouras, mais do que a quantidade delas. Mesmo quando não estavam desmatando diretamente, a maioria dos novos campos de soja estão perto de quem está desmatando.

"A descoberta mais importante do nosso estudo está ligada à atribuição da soja como causa precedente da derrubada de florestas no contexto de perda total de floresta na América do Sul", afirma Hansen.

Os cientistas reconhecem a pecuária como um impulso mais imediato por trás do desmatamento, e afirmam que os 10% da devastação atribuídos à soja podem até parecer pouco. Esse cultivo, porém, frisam, tem papel sistêmico nas causas de derrubada da floresta.

"Apesar de a proporção ser relativamente pequena, essas terras são altamente concentradas em fronteiras ativas de desmatamento", dizem os pesquisadores. "Geralmente, a soja substitui terras de pastagem, e podemos esperar que essa dinâmica continue."

O bioma que mais acomodou novas áreas de plantio do grão foi o cerrado brasileiro, onde está metade das lavouras iniciadas neste século no continente. Outras áreas onde a soja ganhou extenso terreno foram o leste da bacia do Xingu, no Mato Grosso, e o sul do Maranhão. No Paraguai, a região do Chaco, bioma único, teve grande crescimento da área cultivada, bem como a Chiquitania, área de savana da Bolívia.

Moratória na Amazônia

Para tentar frear o avanço da sojicultura na Amazônia, especificamente, governos e sociedade civil costuraram há uma década e meia um acordo com as empresas distribuidoras de grãos. A iniciativa teve um sucesso razoável.

Sob a chamada Moratória da Soja na Amazônia, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec) se comprometeram a não comercializar a produção de fazendas que tenham sido desmatadas depois de julho de 2008 e não financiar esses produtores.

Há um acordo para a região de cerrado promovendo adesão voluntária de produtores, mas que teve pouco efeito prático até agora, segundo o estudo de Hansen. A Abiove, no entanto, resiste a estender as regras da moratória da Amazônia para o cerrado.

"Não está nos compromissos da Abiove fixar uma data de corte abrupta, que resulte na exclusão de produtores de soja sem que tenham oportunidade para direcionar o crescimento da produção em áreas já consolidadas e que voluntariamente optarem pela conservação", afirmou a empresa em nota ao GLOBO. "A pegada de desmatamento da expansão da soja no Cerrado está caindo e é atualmente a mais baixa em 19 anos. De uma expansão de 5,8 milhões de hectares na área plantada de soja da safra 2013-14 até 2019-20, apenas 8% foram em área desmatada e 92% em áreas já abertas. (...) O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja e usa cada vez menos áreas de vegetação nativa."

Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) do ano passado, no entanto, estimou que 20% da soja exportada pelo Brasil ainda em 2018 tinham ligação com áreas de mata derrubada. Segundo Britaldo Soares-Filho, um dos líderes do grupo, os números dos cientistas divergem com os da indústria porque esta não contabiliza como problema a soja oriunda de propriedades desmatada se a área de mata derrubada ainda não está plantada. Muitos sojeiros, porém, desmatam suas terras para pastagem, outros cultivares ou para pura especulação.

“A soja e o gado costumam ser descritos como vetores do desmate, mas na verdade a causa do desmate é a busca pela terra. A soja e o gado são companheiros desse processo”, diz o pesquisador da UFMG.

Segundo o grupo liderado por Hansen, mesmo buscando evitar uma influência prejudicial na dinâmica fundiária do continente, é preciso cautela para evitar que os efeitos colaterais da presença da soja não sejam transferidos para outras áreas, como o Pantanal. Por causa disso, cientistas não têm aceitado todos os números que a indústria levanta.

"Atingir uma cadeia produtiva de commodity para a soja que seja livre de desmatamento requer a consideração de como expandir sua área de produção sem impulsionar indiretamente o desmatamento ao aumentar a demanda por terras de pastagem ou outros usos da terra", escrevem os cientistas no estudo.