Produtores de soja se afastam do mercado spot para se concentrarem na colheita
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esses agentes estão incertos sobre tendência de preços para as próximas semanas, diante das condições climáticas adversas na Argentina e no Paraguai – terceiro e sexto maiores produtores de soja do mundo. A quebra na produtividade desses dois países pode favorecer os preços e beneficiar os produtores brasileiros.
Isso tem levado os sojicultores a se focarem mais nos trabalhos de colheita da soja; deixando a comercialização da safra para quando as condições de mercado estiverem mais claras.
Na última semana, os indicadores do Cepea caminharam em direções opostas. No mercado do Paraná, os preços subiram ligeiramente – menos de 0,1% – chegando a R$ 125,83 pela saca de 60kg. Já no Porto de Paranaguá os preços caíram 0,2% indo para R$ 131,02
Compradores consultados pelo Cepea, por sua vez, também estão cautelosos fazendo aquisições de pequenos volumes para suprir necessidades imediatas e postergando compras maiores. Demandantes esperam que a safra recorde no Brasil resulte em melhores oportunidades de negócios nos próximos dias.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com