PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Soja

Mesmo com avanço na colheita, preços da soja encontram sustentação


BiodieselBR.com - 17 fev 2025 - 09:29

Depois de terem apresentado uma tendência de queda persistente iniciada por volta de meados de novembro passado, os preços da soja no mercado nacional parecem ter atingido a um novo patamar de sustentação. É o que indicam os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com os pesquisadores, no período entre 10 e 14 de fevereiro, os preços da saca da soja ficaram praticamente estáveis no Paraná – alta menor do que 0,1 – encerrando a semana com média de R$ 125,72 enquanto o indicador de Paranaguá o preço fechou em R$ 131,37 com uma alta de 0,2%.

Em nova divulgada nesta segunda, o centro de estudos ligado à USP indicou que o avanço da colheita de soja tem elevado a liquidez no mercado spot do grão muito embora parte dos compradores continue esteja retraída à espera de que a entrada de volumes maiores da safra 2024/25 a partir de março pressionem as cotações.

Apesar de problemas pontuais em regiões produtoras brasileiras ter levado algumas consultorias a fazerem cortes em suas projeções mais recentes, as expectativas sobre a safra seguem muito positiva. Já na Argentina e no Paraguai, pesquisadores do Cepea relatam que o avanço das colheitas começa a evidenciar uma produção menor que a apontada até o momento.

Os novos dados levaram o De fato Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a revisar negativamente seus números de 424,2 para 420,7 milhões de toneladas – queda de 0,8%. Esse é o segundo relatório do USDA em viés negativo.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com