Com isenção de tarifa de importação, EUA vendem carga de soja ao Brasil
Após a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerar temporariamente as tarifas de importação de milho e soja, os EUA começaram a vender oleaginosa para o Brasil, de acordo com a Bloomberg. Trata-se de um evento raro, já que os brasileiros lideram a produção e a exportação de oleaginosa.
Citando fontes próximas ao assunto, a agência Bloomberg informou que importadores teriam comprado ao menos uma carga dos americanos para o Brasil na semana passada.
A compra brasileira ocorre em um ano em que o país superou em 51,4% o volume exportado do grão para a China em relação ao mesmo período do ano passado.
No mercado doméstico, o preço do grão e dos derivados — óleo e farelo de soja — dispararam, o que preocupa criadores de aves e suínos. Nesse cenário, a retirada da tarifa de importação para a compra de soja de fora do Mercosul é uma tentativa de segurar o preço interno.
De acordo com a Bloomberg, a carga contendo a soja americana tem previsão de embarque ainda neste ano em um porto da Costa do Golfo dos Estados Unidos.
“Já começamos a notar alguns movimentos, mas os volumes realmente dependerão das empresas interessadas e de onde elas estão localizadas”, disse Tarso Veloso, analista da consultoria AgResource, à Bloomberg.
Mas os analistas não esperam grandes compras do lado sul-americano, já que os portos brasileiros estão preparados para exportações e a lógica reversa “exige muito tempo e recursos”, apontou recente relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Naiara Albuquerque – Valor Econômico