PUBLICIDADE
Soja

Clima e subprodutos elevam soja em Chicago


Agrolink - 15 jul 2021 - 10:22

Foram dois os principais fatores responsáveis pela alta da soja na Bolsa de Chicago (CBOT), de acordo com as informações divulgadas pela TF Agroeconômica. O primeiro deles foi o clima, onde as previsões continuam indicando condições de seca e altas temperaturas para as regiões do noroeste das zonas produtivas, afetando negativamente as lavouras.

“Em segundo lugar, a aposta de alta renovada por parte do segmento especulativo (Fundos) adicionou impulso. Subprodutos em alta, operaram na mesma direção. Os futuros CBOT da soja subiram pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira, atingindo a maior alta de um mês com o suporte de fundamentos restritos e previsões meteorológicas desfavoráveis”, comenta.

O contrato de agosto estava sendo negociado a $ 14,51/bu até o fechamento, 2,6% superior no dia, enquanto a nova safra registrou um aumento menor de 2,28%, indicando estoques apertados apoiando os preços do feijão no curto prazo. “Apesar das chuvas permanecerem nos próximos dias, o clima mais seco e quente no meio-oeste dos EUA deve retornar neste fim de semana e continuar nas próximas semanas, o que levanta preocupações sobre os danos aos grãos durante o desenvolvimento crítico em agosto. Os futuros também tomaram emprestado combustíveis do mercado mais forte, com os contratos de óleo de soja subindo 0,88% no dia, para a maior alta de um mês até o fechamento”, completa.

“O tom ameno do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que rechaçou qualquer especulação em torno de uma retirada mais rápida dos estímulos monetários, a despeito de índices de inflação mais altos, abriu a porta para uma valorização expressiva das divisas emergentes nesta quarta-feira. O real, que havia sofrido em demasia no início do mês, liderou o ranking de valorizações, escorado também na expectativa de entrada forte de recursos para ofertas de ações iniciais (IPOs) e na repaginação de parte da proposta de reforma tributária”, conclui.

Tags: Chicago Eua Soja