PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Camex decidirá na sexta-feira se vai zerar tarifa para a importação de soja de fora do Mercosul


Valor Econômico - 15 out 2020 - 10:02

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) vai votar na sexta-feira o pedido para retirada das tarifas de importação (TEC) incidente sobres soja em grão (8%), farelo de soja (6%) e óleo de soja (10%) de países de fora do Mercosul.

Se aprovada, a resolução deverá permitir a compra sem taxa até 15 de janeiro do ano que vem, quando já estará em andamento a colheita desta safra 2020/21 no Brasil, que lidera a produção global da oleaginosa. Não haverá cota para a isenção. Todo o volume importado no período previsto deverá ser desonerado.

O Valor apurou que o Ministério da Agricultura ainda tenta incluir na pauta da Camex – que teve reunião remarcada de hoje para sexta – o pedido de isenção também para a importação de milho até o fim de março de 2021. O cereal de fora do Mercosul paga 8% para entrar no Brasil.

A proposta de isentar as importações foi apresentada pelas indústrias de aves e suínos, mas conta com o apoio das empresas processadoras de grãos. A justificativa é a alta histórica nos preços das duas commodities no mercado doméstico, graças demanda internacional aquecida e ao câmbio favorável.

Mesmo com a isenção, a cadeia produtiva de soja não deverá sentir efeitos negativos. Isso porque quase 100% do grão colhido na safra 2019/20 já foi vendido e quem tiver estoque ainda será bem remunerado mesmo com a desoneração para a entrada do produto de outros países.

A isenção tende a beneficiar sobretudo os Estados Unidos, que são os segundos maiores produtores e exportadores de soja do mundo e onde a colheita começou no mês passado. Vale lembrar, ainda, que as mesmas multinacionais que lideram processamento e exportações no Brasil encabeçam essas atividades nos EUA.

Rafael Walendorff – Valor Econômico