PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

São Bernardo pode ter usina de biodiesel dedicada à reciclagem de óleo


BiodieselBR.com - 20 dez 2022 - 17:32

O município paulista de São Bernardo do Campo está tentando viabilizar a instalação de uma usina de biodiesel. O empreendimento seria resultado de uma parceria entre a prefeitura da cidade o Instituto Triângulo – que operaria a usina – e teria como objetivo principal dar destinação correta ao óleo de cozinha usado coletada na grande São Paulo.

Segundo o presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, a parceria entre a entidade e a prefeitura já dura alguns anos e rendeu dois recordes mundiais validados pelo Guinness World Records. A usina já conta com um terreno de 15 mil m² no bairro Rudge Ramos que foi doado pela prefeitura.

“Estamos em licenciamento com a Cetesb e buscando recursos para viabilizar o projeto. (...) Tem tudo para acontecer em 2023”, anima-se Eduardo ressaltando que a usina ajudaria a dar destinação correta ao óleo gerado na cidade e contribuiria com a conservação da Represa Billings – um dos reservatórios de água mais importantes no abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo.

Recordista

Fundado a cerca de 20 anos, o Instituto Triângulo se dedica à coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado em residências e estabelecimentos comerciais. Atualmente, a entidade contabiliza cerca de 5 mil pontos de entrega voluntários de óleo espelhados por 15 estados brasileiros. “Queremos organizar os coletores [de materiais recicláveis]
para criar um arranjo produtivo local para o óleo de cozinha em cada estado brasileiro e fazer a destinação correta”, explica o Eduardo.

O Instituto Triângulo é duas vezes recordista mundial de coleta de óleo usado. O primeiro recorde foi registrado em março de 2020 quando o Guiness Book validou a coleta de 50,5 mil litros de óleo de cozinha recolhidos entre outubro e novembro de 2019.

No mês passado, o Guiness certificou a coleta de 55,9 mil litros pelo Instituto Triângulo.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com