PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

São Bernardo bate recorde mundial de coleta de óleo de cozinha


BiodieselBR.com - 11 mar 2020 - 18:14

Nessa última segunda-feira (09) a cidade de São Bernardo do Campo (SP) foi reconhecida oficialmente pelo Guinness Book como a recordista mundial de coleta de óleo de cozinha usado. No total, foram 50.501,9 litros de resíduos coletados entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro do ano passado como parte de uma campanha promovida pela prefeitura e pelo Instituto Triângulo.

A ação que fazia parte de uma campanha para a preservação da Represa Billings contou com 300 pontos de coleta nos quais qualquer cidadão poderia trocar dois litros de óleo usado por barras de sabão fabricadas pelo Instituto Triângulo a partir do próprio material coletado.

O título foi entregue pela organização do Guinness Book ao prefeito da cidade, Orlando Morando, durante uma cerimônia realizada em Miami, nos Estados Unidos.

Biodiesel

Para garantir a consolidação da coleta de óleo usado, a prefeitura agora está negociando a instalação de uma usina de biodiesel na cidade. O projeto seria desenvolvido em parceria com a Sabesp e seria gerido pelo Instituto Triângulo e parceiros privados.

A prefeitura já teria colocado à disposição um espaço para a instalação da unidade. “Mais do que ter sido a cidade que mais arrecadou óleo de cozinha usado em um único mês, conseguimos consolidar uma importante política ambiental. O intuito é ampliar a nossa rede de mobilização na cidade, criando mais pontos de coleta, e fechar o ciclo com a criação da usina de biodiesel”, explicou o prefeito Orlando Morando.

Segundo Eduardo Maki, que comanda o Instituto Triângulo, a iniciativa poderia ser expandida para outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo. “Nosso objetivo é ampliar a campanha e mobilizar outras cidades da Grande São Paulo para recolher e reciclar o resíduo em São Bernardo”, disse.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Prefeitura de São Bernardo do Campo