PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

[Vídeo] Projeto pretende reativar mini usina de biodiesel da Pesagro no RJ


in360 - 08 mar 2012 - 08:57


Em Campos, maquinários estão virando sucata na estação experimental da Empresa de Pesquisa Agripecuária do Estado do Rio (Pesagro). Isso porque falta recursos para levar adiante um projeto de fabricação de óleo diesel. Seis anos depois de inaugurado, o local está abandonado.

As madeiras que seguram o telhado estão com cupim. O lugar, que mais parece estar abandonado, é a fábrica de biodiesel de Campos, inaugurada em 2006. O espaço, que pertence a Pesagro, está com máquinas paradas há pouco mais de um ano. Os equipamentos custaram cerca de R$ 100 mil e servem para fabricar biodiesel.

O chefe do Centro Estadual de Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos no Norte do estado, Silvino Amorim, conta que as máquinas até chegaram a ser usadas, transformavam girassol em óleo menos poluente, mas a falta de recursos interrompeu o projeto.

Como as plantações de girassol não vingaram, a proposta mudou. No ano de 2011, o projeto passou a transformar o óleo de cozinha usado em biodiesel e glicerina, produto usado para fazer sabão em barra. O galpão ficou lotado, mas os recursos, mais uma vez, não vieram.

Agora, mas um projeto da Prefeitura de Campos promete pôr fim ao estado de abandono da fábrica de biodiesel. A promessa é de reformar toda a estrutura e colocar as máquinas para funcionar. Quando estiver funcionando, uma das máquinas vai produzir mil litros de biodiesel por dia. Se for considerado que um mês tem 22 dias úteis, são 22 mil litros mensais, o que abastece a frota da secretaria de Agricultura do município por, pelo menos, dois meses.

Depois que a produção voltar a funcionar e estiver em pleno vapor, o biodiesel será distribuído para a Pesagro e também para a própria prefeitura. Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente, Frederico Paes, técnicos vão visitar o local na tarde desta quarta-feira (07) para avaliar as necessidades de reforma e fazer um orçamento. Ainda não há previsão para o início das obras.