PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Mamona

Safra de mamona cresce 70% em Minas Gerais


Globo Rural - 13 mar 2012 - 09:29 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Minas Gerais pode registrar na safra 2012 uma produção de 11 mil toneladas de mamona, informou a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O aumento em relação à safra anterior será de 70,3% e deve ser atribuído ao esforço dos produtores, em sua maioria agricultores familiares, para melhorar o índice de produtividade, que alcançou a média de 2 toneladas por hectare.

A produtividade registrada é 126,1% maior que a do ano passado, observa Bruno Barros Ribeiro de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Agropecuária e Silvicultura da Subsecretaria do Agronegócio. “Trata-se de um dado considerável na comparação com a produtividade das plantações brasileiras de mamona, que é de 708 quilos por hectare.

A produção prevista para o Brasil é de 105,0 mil toneladas, uma variação negativa de 25,6%”, explica.
De acordo com Oliveira, o interesse pela produção de mamona em Minas Gerais aumentou especialmente com a criação da usina de biocombustível da Petrobras em Montes Claros, na região Norte, que responde praticamente por toda a safra mineira.

Já o coordenador estadual de Culturas e Biocombustível da Emater-MG, Waldir Pascoal Filho, considera que mesmo que haja problemas climáticos, o desempenho das lavouras será superior ao do ano passado. “Ainda que ocorra uma queda na produtividade anunciada, o desenvolvimento das lavouras é inegável, a perspectiva de absorção das safras pela indústria de biocombustíveis", diz.