PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pinhão-manso

Destoxificação e Aproveitamento de pinhão-manso e mamona é tema de Simpósio


Embrapa - 21 mai 2012 - 09:48
Pinhao-Manso210512
A Embrapa Agroenergia e a Embrapa Algodão, com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), promovem o “Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão Manso e Mamona – SiDAT”. O evento acontece nos dias 03 e 04 de julho, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília-DF. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O objetivo do Simpósio é promover debate entre a comunidade científica e os representantes dos diversos setores do negócio da Agroenergia, com vistas à discussão dos principais avanços científicos nas estratégias de aproveitamento econômico das tortas de pinhão-manso e mamona.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador do evento, Clenilson Rodrigues, o Simpósio apresentará as pesquisas com as culturas nas áreas de melhoramento genético, processos de destoxificação, controle de qualidade e identificação de novas aplicações de alto valor agregado para as tortas.

O pinhão-manso e a mamona apresentam grande potencial para a produção de biodiesel e bioquerosene de aviação. Porém, há gargalos tecnológicos e científicos relacionados à valorização de suas cadeias produtivas, como é o caso do aproveitamento das tortas, que, em algumas aplicações, só é possível após etapas de destoxificação do material. 

“A Embrapa Agroenergia e a Embrapa Algodão coordenam pesquisas para destoxificar essas tortas. Em relação à torta do pinhão-manso, a Embrapa Agroenergia está testando, em parceria com a Universidade de Brasília, o uso da mistura da torta destoxificada para a alimentação de ovinos e os resultados são bastante promissores”, diz Rodrigues.

Com os debates do Simpósio, será possível obter um diagnóstico dos principais avanços e as dificuldades técnico-científicas encontradas nos processos de destoxificação. Além disso, promoverá ampla discussão entre pesquisadores, técnicos, professores, representantes de órgãos governamentais e de agências de fomento, produtores, empresários e estudantes de graduação e pós-graduação.

Serão palestrantes do evento representantes de instituições nacionais, como o MAPA, de unidades da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), Algodão (Campina Grande/PB), Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) e Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), das Universidades Federal de Viçosa, de Brasília, de Pernambuco, Estadual do Norte Fluminense, de São Paulo e o Instituto de Tecnologia de Alimentos. Também contará com a participação de palestrantes de instituições internacionais como a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Instituto Nacional de Nutrição Animal e Fisiologia (NIANP).

Mais informações sobre o Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão Manso e Mamona podem ser obtidas no site da Embrapa Agroenergia ou pelo telefone (61) 3448-1581. Os interessados em participar do evento devem enviar o nome completo, instituição e telefone de contato para o endereço eletrônico: [email protected].
Tags: Embrapa Mamona