PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Girassol

Embrapa lança girassol para safrinha de clima seco


Agrolink - 07 mai 2014 - 13:23 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
Embrapa Girassol_070514
A Embrapa Soja está apresentando as cultivares de girassol BRS 323 e BRS 324, que serão opção para sucessão à cultura da soja na safrinha de clima seco. A entidade participa da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) que acontece até o próximo este sábado (10) em Palmas (TO).

"As cultivares de girassol da Embrapa são produtivas e precoces, característica importante para a safrinha no Tocantins. Esta região apresenta um período de cultivo de aproximadamente sete meses, com chuvas escassas a partir abril/maio, inviabilizando as culturas agrícolas no período de seca", explica o pesquisador Leonardo José Motta Campos.

Na ocasião, a unidade de pesquisa da Embrapa irá apresentar o Manejo Integrado de Pragas da Soja, com ênfase para a lagarta Helicoverpa armigera, a Coinoculação na cultura da soja e do feijoeiro e o cultivo de girassol.

O girassol também é opção no consórcio com braquiária, para o fornecimento de forragem para pecuária. “Além disso, o girassol apresenta um alto teor de óleo nos grãos, podendo ser utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel”, destaca Campos.