Vale deve começar a produzir biodiesel a partir de 2016
A Vale pretende começar a fabricar biodiesel a partir do segundo semestre de 2016. O biocombustível será usado pela mineradora nos equipamentos de suas minas no Norte e nas locomotivas que transportam minério de ferro pela Ferrovia Carajás; num segundo momento, a mistura também será testada na ferrovia que liga as reservas mineiras ao litoral do Espírito Santo. O plano da companhia é usar B25.
A Vale já vem investindo nesse projeto há alguns anos. No começo de 2011, a mineradora pagou US$ 173 milhões pelo controle da Biopalma, empresa responsável pelo plantio de dendezais no Pará de onde deverá sair o óleo que será usado nesse projeto. Há dois anos, o presidente da Biopalma, Eduardo Ieda, esteve na Conferência BiodieselBR onde compartilhou com o público detalhes sobre o andamento da iniciativa.
Em junho de 2012, a primeira das cinco unidades processadoras do óleo de palma previstas pelo projeto da Vale, apenas uma entrou em operação, no município de Moju, distante 150 quilômetros de Belém.
Ao todo, a Vale espera investir US$ 500 milhões.
Cátia Franco – BiodieselBR.com
Com informações Estado de Minas