PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Produção de biocombustíveis deve cair com mudanças climáticas


Bloomberg - 08 mar 2023 - 11:22

As mudanças climáticas estão prestes a elevar os preços da produção de alimentos, o que pode desacelerar os esforços mundiais para se afastar de combustíveis fósseis em direção à energia vegetal, de acordo com um experiente operador de commodities.

“Na verdade, estamos queimando plantações e tornando os alimentos muito caros”, disse Dorab Mistry, diretor da Godrej International, que comercializa óleos há quatro décadas. “A Mãe Natureza está levantando a mão e praticamente nos forçando a parar” de fazer isso, disse ele em entrevista.

Os modelos climáticos apontam para uma mudança para um padrão climático de El Nino este ano, após vários anos de La Niña. O evento El Nino normalmente traz tempo seco para a região do Pacífico oriental, secando plantações de óleo de palma na Indonésia e na Malásia e campos de trigo no leste da Austrália. Isso foi depois que La Niña trouxe chuvas e enchentes.

A ameaça à produção surge no momento em que a demanda global por biodiesel feito de óleo de palma e outros óleos está crescendo, à medida que os países buscam uma alternativa aos combustíveis fósseis.

Os governos de Estados Unidos, Brasil, Europa e Índia querem aumentar o uso de combustíveis vegetais. Apenas no mês passado, a Indonésia, o maior fornecedor de óleo de palma, implementou um programa para usar uma mistura de 35% de óleo de palma no diesel vendido no país.

“Não deveríamos estar desviando cada vez mais palma para o biodiesel”, disse Mistry à margem de uma conferência em Kuala Lumpur na terça-feira. “Não está certo”, disse ele, mesmo reconhecendo que é uma prioridade nacional para a Indonésia.

A última investida da Indonésia no biodiesel já teve um impacto sobre os preços, levando os contratos futuros de óleo de palma para o maior nível em quatro meses na semana passada. Mistry dará suas últimas previsões de preços na conferência, quarta-feira. Em dezembro, ele disse que as negociações do óleo de palma iriam de 3.500 ringgit (US$ 782) para 5.000 ringgit a tonelada até o final de maio. Os futuros estão atualmente em torno de 4.230 ringgit a tonelada.

“Não sou pessimista”, disse Mistry. “Por causa das mudanças climáticas, mal estamos produzindo as safras que esperamos. Há um déficit em quase todos os lugares e você não pode se dar ao luxo de ser pessimista com esse tipo de mudança climática que está ocorrendo em todo o mundo”.

Anuradha Raghu e Jasmine Ng – Bloomberg