PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Governo da Malásia discute impostos de exportação da palma


BiodieselBR.com - 10 out 2012 - 09:20 - Última atualização em: 09 out 2012 - 18:35
malasia imposto_101012
A Malásia está discutindo a possibilidade de mudanças em seu regime de exportação de óleo de palma e a adição de limites às áreas de plantação. A decisão será tomada numa reunião marcada para essa sexta-feira (12). O país é o segundo maior produtor de óleo de palma do mundo, perdendo só para a Indonésia.

O governo malaio já deveria ter dado um veredito sobre a mudança no seu regime de impostos na semana passada, mas a decisão foi adiada para esta semana para permitir estudos mais aprofundados sobre os impactos do plano. A proposta é cortar a alíquota de impostos incidentes sobre o produto exportado dos atuais 23% para uma banda entre 8% e 10%.

“O gabinete malaio discutirá as mudanças na estrutura de impostos do óleo de palma exportado na próxima sexta-feira”, disse à Reuters o ministro de commodities e agroindútria malaio Bernard Dompok logo após uma reunião com o ministro da agricultura na capital Jacarta.

Os mercados de óleo de palma vêm esperando pelo anúncio da estratégia comercial da Malásia desde que a Indonésia anunciou no ano passado que cortaria as taxas de exportação do óleo refinado de palma e o aumento de margens para sua indústria de processamento.

Redução da oferta
Para conter a recente queda nas cotações internacionais desse óleo vegetal, ambos os países asiáticos concordaram em trabalhar juntos no gerenciamento da oferta e em temas ambientais.

Segundo o ministro Dompok há duas possibilidade sobre a mesa. “A primeira é a redução da expansão na cultura da palma de óleo. A outra é um aumento do consumo desse produto no mercado interno pela promoção do uso de biodiesel”, disse o político.

Yayat Supriatna e Michael Taylor
Tradução e adaptação: BiodieselBR.com
Tags: Dende Malásia