PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Empresa dos EUA lança canola mais resistente à debulha e mofo branco


BiodieselBR.com - 22 nov 2019 - 08:33

Uma canola mais resiste à debulha e à esclerotínia – doença conhecida como mofo branco – é a promessa que está sendo feita pela Cibus, empresa de biotecnologia com sede nos Estados Unidos. A empresa está desenvolvendo novas variedades de canola que poderão aumentar o rendimento da terceira oleaginosa mais importante para o mercado global.

No começo deste mês, a empresa divulgou que teve sucesso em editar o código genético de suas cultivares de canola para que minimizar alguns dos problemas mais graves enfrentados pelos agricultores nos campos.

A nova variedade combina resistência à debulha espontânea das vagens da canola, problema que pode gerar perdas de até 40%, com imunidade à esclerotínia que chega a reduzir a produtividade dos plantios em até 50%.

Além disso, as modificações melhoram a capacidade canola em competir por nutrientes e luz do sol, reduzindo a necessidade do uso de herbicidas para controlas ervas daninhas.

A empresa já concluiu testes em condições controladas de plantio e pretende iniciar testes de campo a partir de meados do ano que vem.

Não transgênico

Embora a Cibus esteja editando o código genético da planta, como sua técnica não acrescenta genes vindos de outras espécies, as cultivares resultantes não são consideradas como transgênico nos mercados dos Estados Unidos, Canadá, Argentina e Chile. A técnica desenvolvida pela empresa acelera o processo convencional de melhoramento genético.

“A habilidade de adicionar novas características sem precisar adotar a técnica da transgenia (...) introduz novas característica da mesma forma como a natureza faz, só que mais rápido e de forma eficiente”, resume o diretor executivo da empresa, Peter Beetham.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a produção de canola na temporada 2018/19 foi de quase 72 milhões de toneladas.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com