PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
União Europeia

EVs e híbridos crescem enquanto diesel perde espaço na Europa


BiodieselBR.com - 30 abr 2019 - 13:52

No primeiro trimestre, foram registradas vendas de 4,13 milhões de novas veículos no mercado da Europa segundo dados compilados pela Jato Dynamics – consultoria britânica especializada no mercado automotivo. Evolução negativa de 3,2% face a igual período de 2018. Dos 27 países considerados, 19 registaram quedas.

Os números mostram uma mudança na preferência dos consumidores europeus com mais veículos elétricos vendidos – tanto puros quanto híbridos – e queda acentuada nos veículos diesel.

Mudança

As vendas de modelos diesel registraram uma queda forte, deixando o mês de março com a menor quota de mercado dos últimos anos. Os veículos diesel representaram 31% do total vendido no mês. Em março de 2018 fatia de mercado do diesel foi de 36,2% e, em 2017, de 44,8%.

A participação do diesel no mercado total vem recuando de forma consistente desde 2015.

Já os modelos eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug in) cresceram muito e já movimentam 100 mil unidades mensais. A marca foi atingida em março quando foram comercializadas 125,4 mil unidades.

O crescimento de 31% ocorreu graças ao aumento na procura de países como Holanda, Espanha, Noruega e Alemanha.

A norte-americana Tesla teve o melhor desempenho do segmento com 22,7 mil unidades entregues no trimestre, mais que triplicando o resultado no mesmo período de 2018 – quando as vendas não chegaram a 6,2 mil. As vendas da marca foram turbinadas pela entrada do Modelo 3 no mercado europeu.

Menores

Os europeus também parecem menos entusiasmados com veículos de grande porte.

Embora continuem em alta, o ritmo de expansão nas vendas de novos veículos da categoria dos utilitários esportivos (SUVs) caiu para menos de 6,8%, cerca de um terço menor que os 20% de crescimento registrado na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e 2017. A categoria registrou 37% das vendas do período.

Os SUVs de menor porte – pequenos e compactos – lideraram as vendas no segmento com uma fatia combinada de 82% ou cerca de 1,25 milhões de unidades.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Auto Mais