PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Indonésia

Indonésia pode começar a usar biodiesel B35 a partir de janeiro, diz ministério


Reuters - 09 dez 2022 - 10:44

A Indonésia pode começar a implementar um programa para usar biodiesel com 35% de mistura de combustível à base de óleo de palma, conhecido como B35, a partir de janeiro de 2023, disse um alto funcionário do Ministério da Energia nesta sexta-feira.

Atualmente o maior produtor mundial de óleo de palma, a Indonésia usa B30, contendo 30% de combustível à base de óleo de palma.

A alocação geral de combustível à base de óleo de palma para 2023 é estimada em cerca de 13 milhões de quilolitros em 2023, disse ele.

A alocação da Indonésia para 2022 foi de 11,03 milhões de quilolitros.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse a seu gabinete no início desta semana para preparar o mecanismo para implementar o B35 em meio às expectativas de que o preço do petróleo bruto permaneceria alto no próximo ano.

“A política do B35 é tomada em antecipação ao aumento dos preços mundiais do petróleo e para reduzir as importações, ao mesmo tempo que, por outro lado, esta política também visa aumentar o uso de energia renovável”, disse Dadan Kusdiana, funcionário do ministério.

O maior e mais populoso país do Sudeste Asiático está entre os principais importadores de combustível da região, mas autoridades disseram que as contas com importação foram reduzidas significativamente desde que a Indonésia começou a expandir a porção de óleo de palma no biodiesel.

A expectativa de implementação do B35 ajudou os preços do óleo de palma na Malásia a subirem, embora alguns participantes do mercado tenham ficado desapontados com o fato de a mistura ser menor do que os 40% previstos.

O Ministério da Energia está realizando testes para biodiesel contendo 40% de combustível feito com óleo de palma.

“Dez dos 12 veículos testados completaram o teste de estrada sem problemas significativos e, a seguir, determinaremos a especificação do biodiesel B35”, acrescentou Dadan, referindo-se aos testes do B40.

“Esperamos que o programa B35 possa ser implementado a partir de janeiro de 2023.”

A Indonésia está testando duas formulações de B40. A primeira é uma mistura de diesel com 40% de ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME), e a segunda, uma mistura de diesel com 30% de FAME misturado com 10% de diesel verde feito de óleo de palma refinado, branqueado e desodorizado (RBDPO).