Indonésia inicia testes para validar uso do B50
A Indonésia segue apostando no biodiesel de forma agressiva. O país asiático tornou o B35 obrigatório há cerca de um ano e meio e está se preparando para lançar o B40 no próximo ano. Ainda assim, Jacarta não está satisfeita e já começou a testar o B50.
O novo aumento da mistura faz parte do plano de governo de Prabowo Subianto, que deverá substituir Joko Widodo na presidência do país a partir de outubro. A redução das importações de derivados de petróleo fazia parte da plataforma de campanha de Subianto, embora o candidato não tenha se comprometido com um cronograma.
Para antecipar a mudança, contudo, o atual governo já vem conduzindo testes de bancada com a nova mistura. A informação foi confirmada à Reuters pela diretora de energias renováveis do Ministério de Energia, Eniya Listiani Dewi, que acrescentou que a realização de testes rodoviários estava sendo preparada.
Mais capacidade produtiva
Para tirar os planos do futuro governo do papel, contudo, a indústria terá que investir para aumentar sua capacidade produtiva. Um mapeamento divulgado pela Associação dos Produtores de Biocombustível da Indonésia (Aprobi) no final de 2022 mostrava que o parque produtivo indonésio contava com 25 usinas ativas que, juntas, podiam fabricar 16,6 milhões de m³ por ano.