PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
França

Produção de biodiesel da francesa Diester caiu em 2011


BiodieselBR.com - 13 fev 2012 - 14:40 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:12

O volume de biodiesel produzido pela francesa Diester Industrie caiu 21% em 2011, para 1,3 milhão de toneladas, um valor consolidado pior do que o divulgado na semana passada, anunciou o grupo Sofiproteol, que controla a empresa.

Em entrevista à Reuters, o executivo-chefe da Diester, maior fabricante de biodiesel da União Europeia, havia dito que a produção em 2011 caiu para 1,35 milhão de toneladas, uma redução de 15%.

A queda está ligada ao sistema de contagem dobrada usado na França, no qual o biodiesel feito de óleo reciclado conta em dobro para a mistura obrigatória imposta às refinarias, reduzindo assim a demanda de biodiesel feito de óleos vegetais virgens.

“Produzimos 1,3 milhão de toneladas em 2011, quando deveria ter sido 1,9 milhão de toneladas, por conta principalmente do sistema de contagem dupla”, disse Tillous-Borde, executivo-chefe da Sofiproteol, em coletiva de imprensa para tratar dos resultados de 2011.

O óleo de cozinha reciclado e a gordura animal beneficiam-se da contagem dobrada por emitirem menos gases de efeito estufa.

A Diester espera que uma regulamentação aprovada recentemente, que determina em 0,35% o volume de biodiesel com contagem dobrada na mistura, possa melhorar o panorama para a indústria em 2012.

O setor europeu de biodiesel vem sofrendo bastante nos últimos anos, pressionado por importações baratas, custos altos de matéria-prima e apoio político claudicante com as dúvidas levantadas a respeito de suas credencias ambientais. Mais usinas podem vir a fechar as portas este ano.

Resultados da Lesieur Cristal e Sofiproteol
O grupo Sofiproteol, controlado por produtores de oleaginosas que também operam com óleo de cozinha, ração animal e químicos renováveis, divulgou uma elevação de 16% no volume de negócios em 2011, que ficou em 6,5 bilhões de euros (US$ 8,6 bilhões de dólares).

Mas aumentos nas cotações das oleaginosas e a dificuldade em repassá-los aos clientes prejudicou a margem de ganhos e reduziu o lucro do grupo.

Esperava-se que os resultados melhorassem em 2012, mas a recente temporada de frio na França pode prejudicar a safra de colza e levar a uma alta nos preços, embora ainda seja cedo para determinar, segundo Tillous-Borde. “Se a produção de sementes não for afetada, acho que o panorama geral deve ser satisfatório”, disse o executivo.

O faturamento do grupo em 2011 – sem contabilizar juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) – caiu para 250 milhões de euros (US$ 331,4 milhões) em 2011, uma redução de 17% em relação ao ano anterior.

A aquisição de uma fatia minoritária da Lesieur Cristal, fabricante de óleo de cozinha no Marrocos, deveria ser finalizada no último dia 3, de acordo com Tillous-Borde.

Perguntado sobre a performance da empresa marroquina, o executivo recusou-se a dar detalhes porque a companhia tem papéis na bolsa, mas disse que o ano passado foi difícil. “Comparados a 2010, sem dúvida os resultados serão menores”, afirmou.

Sybille de La Hamaide
Fonte: Reuters
Tradução e adapação BiodieselBR.com

Tags: França