PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Espanha

Usinas espanholas em guerra contra o biodiesel importado. Argentina e Indonésia são os alvos


BiodieselBR.com - 21 mar 2012 - 15:04
barcelona-harbor“A indústria espanhola de biodiesel entrou em uma fase terminal”. Associação das usinas espanholas
No alto imagem do porto industrial de Barcelona

A participação das importações de biodiesel no mercado espanhol não para de crescer. No último trimestre do ano passado, a Asociacion de Productores de Energias Renovables (APPA) – maior entidade representativa do setor de biocombustíveis da Espanha –, calcula que 89% do mercado foi abastecido com biodiesel de fora, principalmente da Argentina e da Indonésia.

Já tem alguns meses que os produtores de biodiesel da Espanha vêm reclamando enfaticamente que o crescimento acelerado do biodiesel importado está deixando os fabricantes locais sem mercado e poderá provocar uma quebradeira geral no setor. Na leitura dos espanhóis, por causa de práticas comerciais que eles qualificam como “desleais”, o produto importado chega ao mercado com preços muito abaixo dos cobrados pelos fabricantes nacionais.

“A indústria espanhola de biodiesel entrou em uma fase terminal”, diz um novo comunicado publicado pela APPA que pede que o Ministério da Indústria, Energia e Turismo publique rapidamente reservas de mercado para a indústria nacional. Segundo a entidade, essa regra já foi aprovada em junho passado e só precisa ser publicada no Boletim Oficial do Estado (o equivalente ao nosso Diário Oficial da União) para começar a valer. Medidas similares para a proteção do mercado nacional já teriam sido tomadas pelos governos da França, Bélgica, Portugal e Grécia.

A situação da indústria na Espanha é crítica. Apesar do consumo de biodiesel no país europeu ter crescido 21% no ano passado, chegando a 1,6 milhão de toneladas, a participação da indústria local continua em queda e as usinas estão operando com apenas 14% de sua capacidade.

A principal reclamação dos produtores está relacionada à adoção de taxas diferenciadas de exportação pela Argentina e pela Indonésia. Em outras palavras, esses países cobram mais impostos sobre a exportação dos óleos vegetais usados como matéria-prima pela indústria do biodiesel do que sobre o biodiesel acabado. Isso garante que o produto importado entre no mercado espanhol custando até € 100 a menos.

No último trimestre de 2011, 370 mil toneladas de biodiesel puro entraram na Espanha. Na conta anualizada, as importações foram de 1,2 milhão de toneladas, cerca de 75% do mercado total. Em 2010, a participação do biodiesel importado foi de 62% do mercado. Aproximadamente 90% das importações foram originadas da Argentina e da Indonésia.

espanha1

espanha1

espanha1

espanha1

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Com informações das agências espanholas
Tags: Espanha