PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Conferência BiodieselBR terá Abiove e Ubrabio como parceiras


BiodieselBR.com - 18 ago 2016 - 16:01 - Última atualização em: 13 set 2016 - 15:53

Principal evento da indústria de biodiesel no Brasil, a Conferência BiodieselBR está se encaminhando para sua 12ª edição neste ano com uma programação que deverá focar nos desafios que estão frente do segmento enquanto ele se prepara para dar um novo salto de crescimento. É um momento muito especial em que, pela primeira vez em muitos anos, há uma perspectiva de avanço na mistura. Por isso mesmo, a equipe de BiodieselBR.com está orgulhosa em anunciar que contará com o apoio de duas das mais atuantes entidades representativas do setor: a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

As usinas vinculadas à alguma entidade representativa do setor ofertaram nos leilões para 2016, 3,1 bilhões de litros de biodiesel – o equivalente a 78% do total ofertado. As associadas da Abiove e Ubrabio representaram 72% dessa oferta.

Isso quer dizer que boa parte do crescimento que o setor deverá experimentar nos próximos anos graças à aprovação do novo marco regulatório do setor será garantida por usinas da Abiove e da Ubrabio.

Criada em 2007, a Ubrabio é a entidade representativa mais tradicional do ramo de biodiesel reunindo não apenas fabricantes do biocombustível como ainda empresas e organizações que atuam em outros pontos da cadeia de valor.

Já no caso da Abiove, o interesse é duplo. Além de fabricantes de biodiesel, a associação também reúne empresas ligadas ao processamento de oleaginosas que ajudam a garantir o atendimento a crescente demanda por matérias-primas para o biodiesel.

Soma de interesses

O assessor econômico da associação, Fábio Bandeira Guerra, ressalta que essa não se trata de uma relação pontual, mas “a continuidade de algo que vem dando muito certo ao longo dos anos”. “Tanto a Abiove quanto suas associadas acreditam que o portal BiodieselBR.com e a Conferência BiodieselBR geram resultados benéficos para o setor como um todo ao dinamizar e nivelar as informações sobre biodiesel”, comenta.

Outro ponto relevante é o caráter multissetorial do evento. Essa é, segundo o diretor-superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, um ponto de contato entre o evento e a própria associação que foi idealizada tendo em vista a relação da cadeia de produção do biodiesel como um todo. “A Ubrabio sempre busca o diálogo com os elos da economia ligados à produção e uso de biodiesel e esta é uma oportunidade de ampliá-lo”, afirma.

Esse é um ponto que atrai também a Abiove. “[A Conferência BiodieselBR] é uma oportunidade para reunir os agentes do mercado e quem estabelece as políticas públicas para a área para que seja alcançado um grau de nivelamento e de dinamismo nas informações do setor. Isso garante a discussão sobre questões que precisam avançar”, elabora Guerra que vê na construção dessas pontes um grande mérito. “Embora [a Abiove e a Ubrabio] tenhamos nossos interesses específicos. O que temos em comum é muito maior do que qualquer diferença pontual. Nesse aspecto acho natural trabalharmos juntos pelo setor”, destaca.

Para Tokarski há ainda o fato de que, apesar de já estar devidamente consolidado, o biodiesel ainda é relativamente menos conhecido fora de seu próprio nicho. Isso faz da Conferência uma vitrine fundamental especialmente num momento em que nos encaminhamos para novos aumentos de mistura. “É importante criar espaço para divulgação dos benefícios associados ao biodiesel proporcionando que a sociedade tenha chance de decidir que combustível quer usar”, esclarece.

“Ter a parceira dessas duas grandes associações é mais um motivador para que continuemos realizando um excelente evento para o setor”, finaliza o diretor executivo de BiodieselBR Miguel Angelo Vedana.

O evento

A Conferência acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro no hotel Marriot São Paulo Airport. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com