BiodieselBR.com 21 out 2021 - 11:15

No ano passado, a Helm Proman Methanol atendeu cerca de um quarto da demanda brasileira de metanol. Já este ano, ela deverá alcançar 30% do mercado nacional. Para dar suporte a este crescimento, a empresa – que surgiu em 2018 de uma junção dos negócios da Southern Chemical Corporation, a Helm e a Proman –inaugurou no mês passado um novo terminal portuário no Rio Grande do Sul. Esse novo investimento vai permitir que a empresa se aproxime de grandes compradores tanto no setor de biodiesel, quanto no ramo químico.

Para falar sobre os novos planos da companhia, BiodieselBR.com conversou com o diretor comercial de Químicos da Helm do Brasil, Sérgio Melchert.

BiodieselBR.com – No ano passado, você mencionou que a Helm Proman Methanol havia se consolidado na vice-liderança no mercado de metanol com cerca de um quarto de participação. Como o ano de 2021 tem sido para vocês?

Sérgio Melchert – Apesar dos desafios que vêm se apresentando neste ano, continuamos crescendo. Devemos fechar 2021 perto dos 30% de participação no mercado brasileiro, consolidando ainda mais nossa posição. Estamos crescendo junto com os nossos parceiros e clientes, com os quais temos uma relação de confiança fortalecida ao longo de vários anos. E para 2022, já estamos desenvolvendo novas parcerias que irão nos ajudar ainda mais neste crescimento.

BiodieselBR.com – Os preços de referência do metanol vêm subindo de forma consistente desde meados do ano passado, que fatores vêm sustentando essa alta?

Sérgio Melchert – É verdade, Fábio. O preço do metanol se baseia basicamente em dois grandes fatores: o equilíbrio entre oferta e demanda e as cotações globais do petróleo. Desde meados do ano passado, com a retomada da economia mundial, ambos fatores vêm contribuindo para o aumento do preço do produto.

BiodieselBR.com – A expectativa da Helm Proman Metanol é que os preços continuem pressionados no curto prazo?

Sérgio Melchert – É difícil fazer uma previsão sobre o preço para uma commodity. O que podemos dizer é que, a médio prazo, os fatores que estão pressionando o preço do metanol deverão cessar.

BiodieselBR.com – Quais os principais investimentos da Helm Proman no mercado brasileiro neste momento?

Sérgio Melchert – É com satisfação que informo que, desde o mês passado, estamos operando também a partir do Porto de Rio Grande. Agora, prestaremos serviços a partir de três portos no Brasil: Santos, em São Paulo; Paranaguá, no Paraná e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Esse projeto é resultado de mais de um ano de trabalho realizado com a ajuda dos nossos clientes e prestadores de serviços.

BiodieselBR.com – O que motivou a opção pelo Porto de Rio Grande e não outra localidade?

Sérgio Melchert – O fato de ser um porto estrategicamente localizado em uma região onde temos não só grandes produtores de biodiesel, mas também importantes clientes dos segmentos de formaldeído e de químicos.

BiodieselBR.com – O que muda para as empresas do setor de biodiesel com a Helm Proman Methanol operando também a partir de Rio Grande?

Sérgio Melchert – Para as empresas localizadas na região Sul do país, a opção pelo Porto de Rio Grande é bem interessante. Agora, além do Porto de Paranaguá, os clientes da região Sul possuem uma segunda opção de terminal que pode trazer benefícios em relação aos seus custos tributários e logísticos.

BiodieselBR.com – Há outros investimentos do tipo a caminho?

Sérgio Melchert – Existem outros investimentos sendo realizados pelo grupo, mas não relacionados a tancagem ou portos. Por exemplo, uma das empresas coligadas, a Proman, está construindo novos navios para a sua própria frota que utilizam motores híbridos diesel/metanol.

BiodieselBR.com – A empresa vem trabalhando com metanol renovável?

Sérgio Melchert – Em conjunto com outros parceiros, estamos envolvidos no processo de construção da primeira planta de biometanol que utiliza reciclagem do carbono como matéria-prima em Quebec, no Canadá. Além disso, a Proman, está participando na construção da maior planta verde de metanol do mundo na Bélgica. Tudo isso reflete no nosso forte comprometimento em investir no mercado global do metanol, desenvolvendo projetos sustentáveis e inovadores de energia.

BiodieselBR.com – Estamos em um momento de turbulências para o mercado regional de biodiesel, cortes na mistura tanto no Brasil quanto na Argentina. Essas turbulências preocupam a Helm Proman Methanol?

Sérgio Melchert – Estas turbulências são preocupantes, mas acreditamos que o Brasil não irá negligenciar sua vocação de ser um dos líderes mundiais na produção de biocombustíveis. Acreditamos que o RenovaBio irá seguir em frente de uma maneira ou de outra.

BiodieselBR.com – Apesar dos cortes na mistura obrigatória de biodiesel no Brasil, as importações de metanol de janeiro a agosto aumentaram. Por quê?

Sérgio Melchert – Na nossa análise, este aumento está mais relacionado a reação positiva dos segmentos de formaldeído e químicos desde meados de 2020.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com