PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Ceará realiza evento sobre oleaginosas da agricultura familiar


Assessoria SDA - 29 jan 2014 - 11:58 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Começa hoje (29) e vai até essa sexta-feira (31), no município de Tauá (CE), a 1ª Conferência Cearense de Difusão de Tecnologias. Organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Embrapa Algodão, o evento tem como objetivo difundir novas tecnologias para o cultivo de oleaginosas por produtores da agricultura familiar
 
De acordo com o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, o principal objetivo é discutir a difusão de tecnologias para as oleaginosas. “Nós temos muitas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por diversas universidades brasileiras que podem diminuir muito o trabalho e o esforço do agricultor no campo, no preparo das oleaginosas e aumentar a produtividade”.
 
Além de discutir tecnologias utilizadas no cultivo da mamona, também serão apresentadas tecnologias utilizadas no cultivo do algodão orgânico e convencional, o gergelim e o amendoim. “Todos os agricultores do Ceará que cultivam oleaginosas estão sendo mobilizados para este evento”, afirmou o secretário adjunto.
 
O coordenador da Conferência, Marcus Vinícius Assunção, afirmou que haverá palestras de técnicos da Embrapa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Petrobrás e de outros parceiros do Estado do Ceará no programa de produção de oleaginosas estarão.
 
O Estado do Ceará presta assistência técnica aos agricultores familiares que produzem oleaginosas. Cada agricultor que planta até três hectares recebe um incentivo de R$ 200 por hectare/ano. Em 2014, está programado o atendimento de cerca de 8 mil agricultores com este programa. Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o objetivo deste programa é fortalecer a produção de oleaginosas no Ceará, valorizando principalmente a produção de mamona consorciada com as culturas de milho e feijão.