PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Lula promete que Brasil entrará para Opep como gigante energético


Agência EFE - 03 jun 2006 - 18:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu hoje que o Brasil será um grande exportador de petróleo e membro da Opep, e que completará uma "revolução energética" baseada na produção de combustíveis de origem vegetal.

Lula anunciou formalmente na cidade de São José dos Campos um programa de investimentos por US$ 2 bilhões para quatro projetos, incluindo a modernização de uma refinaria da Petrobras.

O presidente destacou a "auto-suficiência" atingida pela companhia petrolífera, que conseguiu equilibrar a produção com o consumo interno de petróleo do Brasil, que está em cerca de 1,8 milhão de barris por dia.

"Nós agora somos auto-suficientes em petróleo e dentro de pouco estaremos na Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), porque seremos grandes exportadores de petróleo", afirmou.

A Petrobras prevê exportar cerca de 500.000 bpd até 2010, mas analistas duvidam que possa manter este ritmo por muito tempo em um cenário de crescimento econômico e alta demanda interna.

Lula assegurou que este mesmo mês anunciará a construção de 26 navios de um total de 46 que serão armados com aço brasileiro em estaleiros brasileiros.

Também qualificou de um "êxito extraordinário" o Programa de biodiesel, para produzir combustível diesel a partir de sementes rica em óleo, como o rícino, palma e soja.

A lei brasileira obrigará a partir de 2008 acrescentar 2% deste combustível aos tanques da toda a frota automotiva nacional.

"O Brasil será no século XXI a maior potência energética do mundo", prometeu Lula, que disse que a Petrobras fará prospecções dentro e fora do Brasil em busca de petróleo.

Ele também destacou a crescente expansão da indústria própria do gás natural, a partir de jazidas localizadas em solo brasileiro.

"Isso vai colocando o Brasil em uma era em que será independente em energia. Nós não vamos necessitar brigar com a Bolívia, com o Chile, com a Argentina, Estados Unidos, Irã, Iraque", disse.

A refinaria de São José dos Campos processa cerca de 250.000 bpd de derivados de petróleo e em sua modernização serão construídas 16 novas unidades para obter produtos de maior valor agregado e mais cotados no mercado.

Lula também disse que a Petrobras construirá em São Paulo um novo gasoduto de 500 quilômetros de longitude para substituir um que atravessa 22 cidades e é um risco para a segurança dos habitantes.