PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Em Foco

[Vídeo] Agricultores preocupados com paralisação de usina


Globo Rural - 20 jul 2009 - 06:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

Agricultores do Ceará que investiram no cultivo da mamona estão preocupados. A usina de biodiesel que se comprometeu a comprar a produção suspendeu as atividades.

Dos 83 anos de vida de seu Raimundo, a metade foi plantando mamona no distrito de Monte Nebo, em Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza. Há três anos o seu Raimundo voltou a cultivar a semente para vender a produção às empresas que fabricam o biodiesel.

“O governo mandou que o povo plantasse. Eles dão até um agrado pra gente plantar a mamona”, disse seu Raimundo.

O seu Raimundo é um dos agricultores que negociaram o plantio de mamona com a Brasil Ecodiesel, usina de extração do biodiesel que tem sede em Crateús.

A usina foi instalada no sertão central do Ceará como forma de incentivar a produção de biodiesel na região. Mas com pouco mais de dois anos de funcionamento, ela anunciou que está em crise.

No local ninguém quis gravar entrevista. Por meio de uma nota, a empresa anunciou que está com as atividades paralisadas. Os 136 funcionários estão de licença remunerada. No campo, a notícia deixou os agricultores preocupados.

“Deu a notícia no rádio, mas não apareceu nenhuma pessoa da Brasil Ecodiesel para nos informar. De qualquer maneira, era bom que eles tivessem tomado a atitude de avisar as pessoas. Eles sabem aonde a gente mora”, falou a agricultora Antônia Rodrigues.

O seu Raimundo se emocionou ao saber que pode perder tudo.

A Brasil Ecodiesel tem seis unidades no Brasil e apenas a de Crateús está com as atividades suspensas.